Lançado em 1975, o MITS Altair 8800, era vendido como um kit completo através da revista norte-americana Popular Electronics, por aproximadamente 400 dólares,ou se quisesse ele já montado, por um valor a mais.
Não tinha nenhuma interface homem-máquina e nada fazia a não ser mostrar no painel frontal sob a forma de leds acessos ou apagados o resultado da execução do programa.
Inicialmente era programado com o uso de chaves, mas, posteriormente, Bill Gates e Paul Allen abriram uma empresa chamada Micro-soft (com hífen) e lançaram uma versão da linguagem BASIC para este equipamento.
Apesar de ser um computador muito básico, o barramento S-100, criado para ele, chegou a se tornar um padrão e, muito da estrutura que temos hoje, foi criada para atendê-lo.
HISTÓRICO
Ao se encontrarem, quando ainda serviam ao Laboratório da Força Aérea em Kirtland, no Novo México. Ed Roberts e Forrest M. Mims III decidiram usar os seus conhecimentos eletrônicos para produzir kits pequenos para modelistas de foguetes. Junto com Stan Cagle e Robert Zaller, criaram a MITS (Micro Instrumentation Telemetry Systems) na garagem de Roberts em Albuquerque, Novo México e começaram a vender transmissores de rádios e instrumentos para foguetes de modelismo.
Em 1969 Roberts comprou a parte dos outros sócios e se mudou para um escritório maior, onde produzia kits de calculadoras para os que tinham este hobby. Mims ajudava escrevendo manuais para alguns dos produtos em troca dos kits. Em 1972, a Texas Instruments desenvolveu seu próprio chip de calcular e começou a vender calculadoras completas por menos da metade do preço. A MITS foi devastada por isto, como foram muitas outras companhias e Roberts lutou para reduzir sua dívida de um quarto de milhão de dólares.
O PROJETO
Com o lançamento do processador Intel 8080 em 1974, vários modelistas começaram a projetar kits de microcomputadores. Em Julho de 1974 um projeto foi anunciado na revista Radio Electronics por Jonathan Titus, o Mark 8. O projeto foi puramente no papel, exigindo que o construtor fosse atrás de peça por peça, o que era quase impossível fora da Califórnia . Embora o Mark 8 não tenha sido um sucesso, os editores da Popular Electronics sabiam que alguém seria o primeiro a construir um “kit real” e decidiu que queriam fazê-lo.
Em uma versão, contada pelo editor da série Art Salsberg, eles tinham outro projeto mais simples nos trabalhos de Jerry Odgen, um colaborador de longa data. Este projeto foi um puro "hack" no entanto, e Salsberg percebeu que precisavam de algo muito melhor para combater o Mark 8. Neste momento Roberts se aproximou deles com seu próprio projeto, baseado em uma placa de circuito pré-impresso em vez de soldado à mão. A versão de Les Solomon da história é similar, mas coloca o encontro chave entre ele e Forrest Mims, outro colaborador da revista, quem lhe falou sobre o projeto de Robert. A versão de Forrest Mims proprio, o coloca fora da historia, com Solomon e Salsberg decidindo chamar Roberts.
A chave para o projeto, foi que Ed Roberts conseguiu um acordo com a intel para comprar o 8080, com defeitos estéticos, por 75 dólares em grandes quantidades, sendo que o valor normal dele em pequenas quantidades era de 360 dólares. Esses defeitos eram superficiais e não influenciavam na operação elétrica.
A versão mais popular a respeito da escolha do nome do computador, que o nome veio da série de TV Jornada nas Estrelas, aparente é falsa. A história é que Les Solomon, o então diretor técnico da revista Popular Electronics, pediu a sua filha um nome, e ela sugeriu “Altair”, porque é “onde a Enterprise está indo neste epispódio”.
A primeira amostra do trabalho foi enviada imediatamente, por trem, para Nova Iorque. No entanto, ela nunca chegou devido a uma greve pela companhia de navegação. O primeiro exemplo desta revolucionária máquina ficou então perdido na história. Solomon já havia tirado várias fotos da máquina e escreveu o artigo com base nelas, enquanto Roberts ficou trabalhando na construção de um substituto. Tudo veio junto, e o kit estava oficialmente disponível em 19 de dezembro de 1974 .
O kit foi anunciado pela primeira vez na edição de janeiro de 1975 Popular Electronics. O momento parecia
ser o correto. Os modelistas eletrônicos estavam migrando para computadores, ao passo que a eletrônica se tornava cada vez mais digital, e eles ainda estavam frustrados pelo pouco poder e flexibilidade dos poucos kits que já estavam no mercado. O Altair tinha poder suficiente para ser realmente útil, e foi projetado em torno de um sistema expansível que se abria para todos os tipos de experiências.
Roberts precisava vender 200 unidades no ano que vem para começar a ter lucro, mas recebeu milhares de encomendas no primeiro mês, incluindo 200 em um dia.
Devido a variedade ilimitada de cartões S-100 que viriam a surgir, um teclado, monitor, interface serial, impressora e armazenamento de dados poderiam ser adicionados para aumentar a utilidade do Altair.
Entre os cartões S-100 disponíveis, inclui:
- CPU
-Memória
- Placa de vídeo
- Porta de impressora
- Interface serial
-Controlador de disquete
Em http://museu8bits.blogspot.com/2009/02/altair-8800-o-pai-dos-computadores.html, há muito mais informações técnicas a respeito do projeto, como diagrama elétrico da fonte, esquemas lógicos, dentre outras.
Deixou de ser produzido em 1978.
SOFTWARE
Na época, Roberts recebeu uma carta de uma empresa perguntando se ele estaria interessado em sua
linguagem de programação BASIC para o computador. Ele ligou para a empresa e a ligação caiu em uma casa, onde ninguém tinha ouvido falar de nada parecido BASIC. Na verdade, a carta tinha sido enviada por Bill Gates e Paul Allen de Boston, e eles não tinham BASIC para oferecer. Quando eles ligaram para Roberts, que se mostrou interessado, começaram a desenvolver seu interpretador BASIC, usando um simulador do 8080, pois eles não tinham um Altair disponível.
Outro sistema foi o CP/M, escrito por Gary Kildall, que permitia ao computador lidar com unidades de disquete, aumentando, assim, sua utilidade.
MORTE DE ED ROBERTS
Recentemente, em 1 de abril de 2010, foi anunciada a morte de Ed Roberts, no portal IDG Now, com o título “Criador do primeiro computador pessoal, Ed Roberts morre aos 68 anos”
“Estamos profundamente entristecidos com o falecimento do nosso amigo e primeiro mentor, Ed Roberts" disseram os co-fundadores da Microsoft, Bill Gates e Paul Allen, em um comunicado divulgado na quinta-feira dia 01/04/2010.
"Ed foi um verdadeiro pioneiro na revolução dos computadores pessoais, e nem sempre recebeu o reconhecimento que merecia", acrescentaram Gates e Allen.
Roberts faleceu devido a uma pneumonia.
REFERÊNCIAS
http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2006/08/25/idgnoticia.2006-08 25.6378810096/paginador/pagina_4
http://samuraize.site90.com/CLCWORK1Parte4.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Altair_8800
http://www.maniacworld.com/game_console_history/MITSAltair8800.htm
http://www.pc-history.org/altair.htm
http://oldcomputers.net/altair.html
http://museu8bits.blogspot.com/2009/02/altair-8800-o-pai-dos-computadores.html
O último acesso às referências, foi em 16-08-2010 às 10h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário