Inicialmente, minha idéia era garimpar as distribuições brasileiras existentes, mas , depois, resolvi abranger mais a pesquisa, e mostrar algumas distros legais, mas que não são muito conhecidas pelos brasileiros.
Epidemic
Esta distro brasileira eu realmente nem conhecia, mas pelos screenshots, fiquei com vontade de testar. Algum dos destaques dele são:
No site do projeto, diz que é uma distro simples e fácil de usar.
Possui o KDE4 e o Compiz Fusion rodando direto do DVD.
No Epidemic, além de previamente instalados e configurados, os drivers 3d da NVIDIA e ATI podem ser ativados, automaticamente, durante a inicialização do sistema, com as opções de boot do DVD.
O Epidemic já vem com suporte às placas Ralink rt200, Atmel at76c50x, Intel Pro Wireless 2100, Intel Pro Wireless 2200/2915, Intel Pro Wirelles 3945, Intel Wireless WIFI Link 4965AGN (utilizadas nos novos Centrinos), Atheros 521x, Broadcon BCM43x/Airport Extreme, Prism54, TI ACX100/ACX111, Zydas, dentre outros.
Dreamlinux
Mais uma distro brasileira, e que é a mais bem colocada no ranking do distrowatch. Cheguei a usá e gostei da facilidade com que os drivers da NVIDIA são ativados.
Damn Small Linux
Voltada para instalação em micros antigos, ou para quem quer um melhor desempenho, o Damn Small Linux, ou simplesmente DSL, ocupa apenas 50MB. Utiliza ainda o kernel 2.4 e seu ambiente gráfico é o Fluxbox.
O kernel 2.4 foi escolhido devido ao tamanho reduzido em relação ao 2.6, importante para esta distro leve.
Big Linux
Após a "morte" do Kurumin Linux, o Carlos Morimoto, seu mantenedor, chegou a recomendar o uso desta distro.
Bonita, cheia de scripts pouco comuns em outras distros mas muito úteis, principalmente para o usuário leigo em Linux, é realmente uma distro bem parecida, funcionalmente, com o Kurumin.
Sites dos projetos:
http://www.dreamlinux.com.br/
http://www.epidemiclinux.org/
http://www.damnsmalllinux.org/
http://www.biglinux.com.br/
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário