www.tirinhas.com

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DVDisaster - Proteção contra perda de dados



O Dvdisaster, diferentemente do backup comum, cria uma proteção de erros que é usada para, caso existam erros de leitura na mídia, gerar uma imagem iso com todos os dados restaurados, para ser gravada em uma nova mídia.

A idéia da correção de erros, pode ser explicada da seguinte forma:
Imaginemos que desejamos transmitir a seqüência 4, 9, 2, 5. Para isto, introduziremos o dígito de correção "soma", igual a 20.
Agora, a seqüência a ser transmitida é 4, 9, 2, 5, 20, sendo o último dígito apenas para verificação.
No receptor, os valores recebidos são 4, 9, 2, , 20. Apesar de faltar um dígito, ele pode ser facilmente calculado, sabendo-se que o último é a soma dos anteriores.

O algoritmo de correção de erros utilizado pelo Dvdisaster embora não seja tão simples, utiliza o mesmo princípio.

Com ele, pode-se recuperar até 20% dos dados de setores ilegíveis, através da leitura dos 80% restantes e dos dados de correção de erros.

Ele trabalha de dois modos: criando um arquivo de correção de erros, ou inserindo-o diretamente na iso.
O primeiro modo é indicado para os casos em que a mídia já tenha sido gravada, ou caso a mídia a ser gravada não possua pelo menos 20% de espaço livre para a correção de dados.
No segundo, o arquivo iso é completado até o máximo suportado pela mídia, com os dados de correção. Obviamente, com mais espaço disponível, aumenta-se a margem de recuperação.

Vantagens:
-Comparado com o backup comum, é necessário um espaço menor.
- A verificação de erros de leitura é mais rápida que a verificação da integridade de dados.
-Protege contra pequenos danos na mídia.
-Ele exibe um gráfico com a velocidade de leitura, possibilitando-se perceber se a mídia apresentará defeito, pela irregularidade na velocidade da leitura.

Desvantagens
- Se o número de setores ilegíveis for maior do que 20%, nada é recuperado.
- Deve ser usado juntamente com o backup, para dados importantes. Uma boa idéia é gravar duas cópias das imagens criadas com ECC.


A seguir, mostrarei o que interessa, a utilização do programa em si:

1 - Criar um arquivo de correção de erros

Este é o modo para proteger mídias já gravadas, ou mídias a serem gravadas e cuja imagem ISO tenha mais de 80% da capacidade máxima, seja de um CD, seja de um DVD.
Se você já gravou a mídia, insira-a no drive, clique em image file selection e escolha o caminho no qual deseja salvar a imagem, que servirá para gerar o ECC. Clique em e escolha o caminho onde deseja salvar o aquivo de correção de erros.

Na janela de preferências, na aba Error correction, deixe como mostra abaixo:



Escolher High redundancy, ou uma redundância maior que o padrão, permite que os dados sejam recuperados mesmo que haja algum erro no arquivo ECC. Entretanto, isso não será necessário, uma vez que esses arquivos serão gravados em uma mídia com o modo RS02 - Imagem aumentada - ou seja, com a correção de erro inserida diretamente na mídia.

Com tudo configurado, clique em para gerar a ISO e depois em , para criar o arquivo de correção de erros.

2 - Aumentando o arquivo de imagem
Clique em e escolha o caminho no qual está a imagem.Deixe o em branco.
Agora, na janela de preferências, altere o Storage method para Augmented image (RS02).



Depois, clique em , para aumentar o arquivo de imagem com a proteção de erros. A redundância neste modo, vai de acordo com o tamanho da imagem em relação à capacidade máxima da mídia: quanto mais espaço disponível para a proteção de erros, maior a capacidade de recuperação dos dados.

3 -Recuperando os dados de mídias defeituosas

Agora, indique o caminho no qual deseja salvar a imagem ISO e, se foi usado o método RS01, indique, também, o caminho do arquivo ECC criado.
Gere a imagem ISO e clique em . Se o resultado mostrar setores ilegíveis, clique em . A imagem danificada será reconstituída e deve ser novamente gravada




A seguir, um screenshot de um dvd criado SEM a proteção contra erros. Obviamente, os dados não serão recuperados.



Site do projeto: http://dvdisaster.net/en/

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Por falar em Atari...

Encontrei no Youtube essa animação "bem humorada"